Série Sud: Autoridade e Sacerdócio nº 06

Mesmo tendo tido a visão de Deus e de Jesus Cristo em 1820, Joseph Smith não estava habilitado a realizar todas as atividades ligadas ao sacerdócio (Aarônico e de Melquisedeque) porque ele ainda não tinha sido autorizado a realizar tais atividades. Para tanto, seria necessário conferir-lhe os sacerdócios.
Quando o anjo Morôni se reuniu com Joseph Smith pela primeira vez no Monte Cumora em setembro de 1823, deu-lhe instruções importantes sobre a restauração da autoridade do sacerdócio na Terra, fazendo, inclusive, a seguinte declaração:

João Batista Conferindo o Sacerdócio 

“Quando [as placas de ouro] forem interpretadas, o Senhor dará o santo sacerdócio a algumas pessoas e elas começarão a proclamar este evangelho e a batizar com água e, depois disso, elas terão poder para conferir o Espírito Santo pela imposição das mãos”


Em meados de 1829 as palavras do Anjo Morôni começaram a se cumprir. Por meio da imposição de mãos Joseph e Oliver tornaram-se sacerdotes, disse João:

“A vós, meus conservos, em nome do 

Messias, eu confiro o Sacerdócio de Aarão, que possui as chaves da 

ministração dos anjos, do evangelho do arrependimento e do 

batismo por imersão para remissão dos pecados; ( . . . )”. (D&C 13:1)



Após esse evento, Joseph conferiu a Oliver o Sacerdócio e Oliver a Joseph. João disse-lhes:

“esse Sacerdócio Aarônico não tinha o poder de impor as mãos para comunicar o dom do Espírito Santo, mas que isso nos seria conferido mais tarde”. Disse também que “agia sob a direção de Pedro, Tiago e João, que tinham as chaves do Sacerdócio de Melquisedeque, sacerdócio que, declarou ele, seria, no devido tempo, conferido a nós. ( . . . )” (JS 2:70, 72; ver também 2:68-72.)




A respeito dessa experiência, Joseph Smith relata:

“Imediatamente depois de sairmos da água, após termos sido batizados, experimentamos grandes e gloriosas bênçãos de nosso Pai Celestial. No mesmo momento em que batizei Oliver Cowdery, O Estabelecimento dos Alicerces da Igreja o Espírito Santo desceu sobre ele, e ele, pondo-se de pé, profetizou muitas coisas que logo deveriam acontecer. E novamente, tão logo fui batizado por ele, também tive o espírito da profecia, quando, em pé, profetizei com respeito ao erguimento desta Igreja e muitas outras coisas ligadas à Igreja e a esta geração dos filhos dos homens. Sentimo-nos cheios do Espírito Santo e nos regozijamos no Deus de nossa salvação.” (JS 2:73)



Pedro, Tiago e João conferindo o Sacerdócio
Anos mais tarde o sacerdócio de Melquisedeque, maior autoridade dada ao homem na terra,  foi conferido a Joseph e Oliver por Pedro Tiago e João. Com a autoridade do sacerdócio Joseph pode organizar A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias  tal qual conhecemos hoje.

Pode-se perceber que A Igreja de Jesus Cristo possui, de seu mais simples membro ao que ocupa o mais alto cargo, desde que portador do sacerdócio age em nome de Deus. Portanto, é fácil perceber que nada está aleatório nesta dispensação e que a autoridade para agir sobre a terra está conferida desde então. Certas coisas não mudam!





Postagens mais visitadas